Publicações do Grupo

Explore nossas obras repletas de saberes compartilhados pelo grupo de pesquisa

ENTRECARTAS: ensaiando escritas

por Carminda Mendes André, Márcia Fusaro, Karyne Dias Coutinho, Ana Maria Haddad Baptista,
Caio Franzolin, Daniele Santana, Rodrigo Abreu, Sílvio Gallo, Fernanda de Andrade Santos,
Daniel Rodrigo Viana, Gustavo Henrique Lima Ferreira, Osvaldo Pinheiro, Eduardo da Silva
Oliveira, Luiza Helena da Silva Christov, Fernando Bueno Catelan, Cristian Reichert,
Élder Sereni Ildefonso, Eneila Almeida dos Santos, Cida Almeida, Casé Angatu

Este livro, organizado pelo Grupo de Pesquisa PERFORMATIVIDADES E PEDAGOGIAS (UNESP-CNPq), reúne cartas escritas por 20 autores(as), endereçadas a filósofos(as), poetas, pensadores(as), ativistas, humanos(as). Trata-se de uma obra poética (no sentido mais amplo da palavra), que nos leva a mergulhos sensíveis, profundos, criativos. “Fato é que a troca de cartas de teor afetivo e intelectual tem se manifestado ao longo da história, tecendo belos diálogos entre literatura, filosofia, artes e educação, entre outras áreas do conhecimento… pode até soar paradoxal continuarmos falando aqui sobre cartas, ou melhor, trocando cartas em um livro publicado em pleno século XXI, século este perpassado pelas novas tecnologias, pela comunicação via e-mail (e-pistolar) e pelas redes sociais, entre outras possibilidades. No entanto, é possível também notar que, independentemente da época em que se dê a correspondência escrita entre humanos, esse tipo de produção textual tem permanecido como um gênero fascinante e sedutor. Constatação, quem sabe, da afirmação de Deleuze e Guattari de que “as cartas são um rizoma, uma rede, uma teia de aranha”.

Detalhes da edição

Editora ‏ : ‎ Tesseractum Editorial
Idioma ‏ : ‎ Português
Número de páginas: 330
Formato: Livro Físico e Digital
ISBN: 978-65-89867-79-1
Publicação: 2024

Para o chão da sala de aula

Por Carminda Mendes André, Ana Maria Haddad Baptista, Alan Livan Araujo,
Bárbara Kanashiro, Caio Franzolin, Daniel Santos Costa, Denise Pereira Rachel,
Diego Marques, Élder Sereni Ildefonso, Jarbas Siqueira Ramos, Jeremias Brasileiro,
Maíra Leme, Marina Marcondes Machado, Naira Ciotti, Renata Patrícia Silva

Esta obra propõe que experimentações de formas cênicas contemporâneas em contextos educativos busquem manter vivas as forças dos saberes e das práticas imanentes às experiências da cultura popular – forças vitais que são costumeiramente alijadas dos ditos processos educativos, ao serem dizimadas pelos imperativos da construção de um sujeito do conhecimento obediente aos ditames da razão cartesiana, ou ainda, instrumental. Nesse sentido, os pesquisadores que aqui figuram entendem ser necessária a composição de uma ecologia dos saberes no intento de tornar inoperante o desejo de manutenção do epistemicídio que não tem cessado de vencer. No limite, a publicação anuncia a possibilidade da pesquisa científica ser entendida também como via para a criação artística – um exercício que tem sido empreendido por boa parte das pesquisas do grupo PERFORMATIVIDADES E PEDAGOGIAS (UNESP-CNPq).

Detalhes da edição

Editora ‏ : ‎ BT Acadêmica
Idioma ‏ : ‎ Português
Número de páginas: 280
Formato: Livro Físico e Digital
ISBN: 978-85-94850-62-1
Publicação: 2018

Terras Férteis: Pesquisas em arte contemporânea e arte-educação

José Manuel Lázaro, Letícia Leonardi, Camila Nobre,
Carminda Mendes André, Marose Leila e Silva, Élder Sereni Ildefonso

Terras Férteis é uma coletânea de seis artigos acadêmicos que abarcam pesquisas em arte educação, dramaturgia, teoria da interpretação teatral e cultura popular. Todos têm em comum reflexões sobre os modos da arte na atualidade, seus paradoxos e seus desafios em diferentes espaços: escola, sala de ensaio, espetáculos teatrais, contos populares. As pesquisas confluem em esforços por enfrentar a difícil tarefa de confrontar-se com o contemporâneo, compreendendo-o como um modo de se posicionar diante da história em que não estamos totalmente identificados a ela. Um convite à reflexão dos limites da arte.

Detalhes da edição

Editora ‏ : ‎ BT Acadêmica
Idioma ‏ : ‎ Português
Número de páginas: 152
Formato: Livro Físico e Digital
ISBN: 978-85-94850-56-0
Publicação: 2018

Terras férteis: pesquisas em arte contemporânea e arte-educação

Por Carminda Mendes André (Org.), Ana Maria Haddad Baptista (Org.), Alan
Livan Araujo, Caio Franzolin, Denise Pereira Rachel, Daniel Santos Costa, Jarbas Siqueira Ramos, Diogo Rios, Élder Sereni Ildefonso, Jeremias Brasileiro, Maíra Leme de Andrade, Marina Marcondes Machado, Milene Valentir, Naira Ciotti, Renata Patricia Silva, Bárbara Kanashiro, Diego Marques

No século XXI, as várias linguagens ainda não foram adequadamente discutidas em suas especificidades. Cada linguagem, como a musical, teatral e cinematográfica, tem limitações e possibilidades, e não deve ser hierarquizada. Todas enfrentam um débito em relação aos signos que representam, e a arte é responsável por suprir essa lacuna. A poesia, por exemplo, aproxima o que o poeta sente do público, criando novas formas e estruturas. A linguagem teatral, conforme Artaud, deve ter sua própria essência, não se restringindo à verbal. Esta coletânea busca destacar a importância de tratar a linguagem teatral como única, com intervenções e reflexões que mostram que a arte pode afetar profundamente o outro. O teatro transforma palavras em imagens, valorizando também os silêncios, que são essenciais para a compreensão e conexão com nossas interioridades.

Detalhes da edição

Editora ‏ : ‎ BT Acadêmica
Idioma ‏ : ‎ Português
Número de páginas: 166
Formato: Livro Físico e Digital
ISBN: 978-85-94850-50-8
Publicação: 2018

Artes, Ciências e Educação

Por Ana Maria Haddad Baptista, Carminda Mendes André, Francisca Eleodora
Santos Severino, Márcia Fusaro, Sonia Regina Albano de Lima, Verônica Fabrini

Artes, Ciências e Educação é uma coletânea cujo fio condutor é uma investigação a respeito do diálogo, sempre necessário, entre a educação, as artes e as ciências. Nessa medida, é colocado em pauta a fragmentação dos saberes, as altas especializações que apenas impedem o movimento de diferentes áreas do conhecimento e que com isso cristalizam conceitos importantes e que poderiam ser entrelaçados. Na verdade, uma reflexão importante a respeito da profunda ligação que existe entre a educação das sensibilidades aliadas às ciências.

Detalhes da edição

Editora ‏ : ‎ BT Acadêmica
Idioma ‏ : ‎ Português
Número de páginas: 192
Formato: Livro Físico e Digital
ISBN: 978-85-94850-45-4
Publicação: 2017