Dr. Fernando Bueno Catelan

Vice Coordenador do grupo de pesquisa,
Professor, Ator, Diretor Teatral

Doutor em Artes pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2023) e Mestre em Artes pela mesma instituição (2018), com especializações em Gestão Cultural pelo Centro Universitário Senac São Paulo (2015) e em Estado, Políticas Públicas e Gestão de Entidades da Sociedade Civil pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2015). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Metodista de São Paulo (2019) e dupla formação em Artes Cênicas, com Bacharelado em Direção Teatral (2007) e Licenciatura (2006) pela Universidade Federal de Ouro Preto.

Atualmente, desempenha diversas funções acadêmicas e profissionais. Como Educador, Diretor Teatral, Ator e Iluminador Cênico. Vice coordenador do Grupo de Pesquisa Performatividades e Pedagogias. É docente e orientador do Mestrado Profissional em Artes (PROF-ARTES) da UNESP, professor universitário do Curso de Artes Visuais da Universidade Metropolitana de Santos e professor de Arte na Educação de Jovens e Adultos em São Bernardo do Campo/SP.

Além das atividades docentes, atua politicamente e academicamente nos temas de arte-educação e teatro. Atualmente, é Presidente da Organização Paulista de Arte Educação (OPAE) para as gestões 2022-2023 e 2024-2025, e Coordenador do Fórum das Licenciaturas e de docentes da Educação Básica da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas (ABRACE) para a gestão 2024-2025. Também é associado à Federação de Arte/Educadores do Brasil (FAEB) e à International Society for Education Through Art (InSEA).

Produção Acadêmica

  • Tese Doutorado:
    Dimensões políticas do teatro na escola, UNESP, 2023. 

  • Dissertação Mestrado:
    Improvisação teatral na educação de jovens e adultos: um ato político emancipatório, UNESP, 2018.   

  • Artigos completos publicados em periódicos:
    Teatro na escola com ou sem partido sempre será político. Urdimento (UDESC), v. 1, p. 236-245, 2019. 

  • Livros publicados:
    Improvisação teatral na educação de jovens e adultos: um ato político emancipatório. Curitiba: Editora CRV, 2018. 

  • Livros organizados:
    Entrecartas: ensaiando escritas. São Paulo: Tesseractum Editorial, 2024. 

    Políticas Públicas: Ética e Estética no Ensino da Arte. São Paulo: OPAE, 2023.  

    Nortes da Resistência: Lugares e Contextos da Arte Educação no Brasil: Anais [do] XXIX ConFAEB. Manaus: FAEB, 2019.

  • Capítulos de livros publicados:
    Ensino remoto: adaptação ou mudança?. In: COUTINHO, Karyne Dias; ALVES, Jefferson Fernande. (Org.). (Im) possibilidades do teatro na escola em tempos de pandemia volume II. 1ed.Natal: SEDIS-UFRN, 2022, v. 2, p. 277-283. 

    Por uma construção coletiva crítica e libertadora do ensino das artes. In: Mario Mogrovejo Domínguez; Mirian Celeste Martins; Fernando Miranda. (Org.). Grietas Y Provocaciones Congreso Regional Insea América Latina 2021 Cusco / Perú. 1ed.Viseu: InSEA Publications, 2022, v. 1, p. 153-163.  

    Por uma pedagogia teatral intolerante. In: CRUVINEL, Tiago; STRAZZACAPPA, Marcia; MENEGAZ, Wellington. (Org.). PEDAGOGIA DAS ARTES CÊNICAS:. 1ed.Belo Horizonte: Tiago de Brito Cruvinel, 2021, v. 5, p. 45-57. 

    Todo teatro é necessariamente político, já dizia Boal: E o ensino de teatro na escola também é político?. In: GÓES, Margarete Sacht; FRADE, Isabela; MARTINS, Mirian Celeste Martins; MESQUITA, Mônica; SOUZA, Rubens de. (Org.). Utopia, distopia, heterotopia: paisagens culturais e políticas de formação. 1ed.Vitória: UFES, 2021, v. , p. 112-116. 

    Aula de Arte como lugar de pesquisa das experiências: possibilidades e desafios do mestrado profissional em artes (PROF-ARTES) no fortalecimento da arte/educação. In: PUCCETTI, Roberta; SAMPAIO, Juliano Casimiro de Camargo; MAGALHÃES, Ana Del Tabor Vasconcelos; ANDREOLI, Eliane Aparecida; LIMA, Sidiney Peterson Ferreira de; GONÇALVES, Amanda Diniz. (Org.). Compartilhar Narrativas sobre Formação, Arte e Ensino no Brasil. 1ed.Curitiba: CRV, 2021, v. , p. 217-229. 

    Acciones performativas en la escuela: La posibilidad de subvertir la conciencia dominante a través del pensamiento sensible (palabra, imagen y sonido). In: Francisco Samuel Mendoza Moreira; Felipe Aliaga Sáez; Diego Eduardo Apolo Buenaño. (Org.). Imaginarios y Representaciones de la Educación. 1ed.Xalapa: Red Iberoamericana de Academias de Investigación, A.C., 2021, v. , p. 194-207. 

    Reflexões sobre educação, política e teatro na Educação de Jovens e Adultos. In: COUTINHO, Rejane; MATEIRO, Teresa; VIDOR, Heloise; TONEZZI, José.. (Org.). Escola e arte (Tomo II). 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2020, p. 57-75. 

    Resistência política criadora: Arte na EJA para além do letramento. In: Ivan Vale de Sousa. (Org.). Letras, Linguística e Artes: Perspectivas Críticas e Teóricas 4. 4ed.Ponta Grossa / PR: Atena Editora, 2019, v. 4, p. 208-216. 

    Experiências Políticas/Teatrais na Educação de Jovens e Adultos. In: MUNIZ, Mariana Lima; CRUVINEL, Tiago; CONCILIO, Vicente. (Org.). Pedagogia das Artes Cênicas: experiências em escolas e comunidades. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. 03, p. 157-169. 

Produção Artística

  • Artes Cênicas:

    Bailei na Curva, de Júlio Conte, 2020. [cena teatral] Ator.

    Ceci n’est pas une pipe {Este não É um cachimbo}, de Rafael Carvalho. 2014. [peça teatral] Ator e Iluminação.

    Ceci – Começa Assim…. 2013. [performance] Performer.

    MCNA – Meu Corpo Noite Adentro, de William da Silva e Rafael Carvalho. 2013. [peça teatral] Iluminação.

    A Família Erudita, de Fernando Catelan. 2012. [peça teatral] Dramaturgia, Direção e Iliminação.

    A ver estrelas, de João Falcão. 2011. [peça teatral] Ator e Iluminador.

    Paredes Brancas, de Sergio Pires. 2011. [leitura dramática] Direção.

    Como o Grinch roubou o Natal, de Dr. Seuss. 2010. [peça teatral] Direção e Iluminação.

    Os Saltimbamcos, de Chico Buarque de Holanda. 2009. [peça teatral] Direção.

    Algo a Dizer, de Rafael Carvalho. 2009. [vídeo teatro] Direção.

    Entre Guerras Valentin, de Karl Valentin. 2008. [peça teatral] Direção e Iluminação.

    O Marinheiro, de Fernando Pessoa. 2007. [peça teatral] Direção.

    E nós que nem sabemos…, de Maurílio Romão. 2007. [peça teatral] Iluminação.

    Cleo e Cléa, de Celso Luiz Paulini. 2007. [peça teatral] Iluminação.

    Ponto Final, de Nieve Matos. 2007. [peça teatral] Iluminação.

    Meu Irmão Boneco, de Fernando Catelan. 2006. [peça teatral] Dramaturgia e Direção.

    A Ver Estrelas, de João Falcão. 2006. [peça teatral] Direção.

    Três Clássicos. 2006. [peça teatral] Direção.

    Desassossego, de Fernando Pessoa. 2006. [peça teatral] Direção.

    Complexo, de Raíssa Palma. 2006. [peça teatral] Iluminação.

    Hipocrisia ao quadrado, de Isaias de Oliveira. 2006. [peça teatral] Iluminação.

    Sorôco, sua mãe e sua filha, de Guimarães Rosa. 2006. [peça teatral] Iluminação.

    As sereias da Rive Gauche, de Vange Leonel. 2006. [peça teatral] Iluminação.

    Antes do Café, de Eugénio O?Neill. 2006. [peça teatral] Iluminação.

    Semana Santa em Ouro Branco, de Luís Orione. 2006. [peça teatral] Iluminação.

    Nunca lhe prometi um jardim de Rosas, de Daniela Cavalcante. 2005. [peça teatral] Ator, Iluminação.

    Roberto Zucco, de Bernard-Marie Koltès. 2005. [cena teatral] Ator.

    Senhora dos Afogados, de Nelson Rodrigues. 2005. [peça teatral] Iluminação.

    Master Harold e os meninos, de Athol Fugard. 2005. [peça teatral] Iluminação.

    O Olhar, Daniela Cavalacante. 2004. [performance] Performer.

    Toda nudez será castigada, de Nelson Rodrigues. 2004. [cena teatral] Diretor.

    O Santo Inquérito, de Dias Gomes. 2004. [cena teatral] Diretor.

    A Hora da Estrela, de Clarice Lispector. 2004. [peça teatral] Iluminação.

    Eu sei que vou te amar, de Arnaldo Jabor. 2004. [peça teatral] Iluminação.

    Fim de Jogo, de Samuel Beckett. 2004. [peça teatral] Iluminação.

    Republica Privada, de Tarcísio Ramos Homem. 2004. [dança] Ator.

    Opera do Malandro, de Chico Buarque. 2004. [peça teatral] Iluminação.

    Sob a Luz do Luar…, de Fábio Farias. 2003. [peça teatral] Ator.

    O filho Pródigo, de Tiago Oliveira. 2003. [peça teatral] Ator e Diretor.

    O Tanque, de Douglas. 2002. [peça teatral] Ator e Iluminação.

    Jó, Espelho da Alma, de Isaias de Oliveira. 2001. [peça teatral] Ator e Iluminação.

    Momentos com Deus. 1999. [peça teatral] Ator e Diretor.

    Calabar, de Chico Buarque e Ruy Guerra. 1996. [peça teatral] Ator e Direção.

    As Sete Cores de Dizeroah!, de Wilson Julião. 1996. [peça teatral] Ator.

    Pescador de Homens, de Andréa Fiuza. 1996. [peça teatral] Ator, Diretor e Iluminação.

    Janelas, de Fernando Pessoa. 1996. [peça teatral] Ator.

    A Farsa da Cabeça do Dragão, de Valle-Inclán. 1995. [peça teatral] Ator.

    O Doente Imaginário, de Molière. 1995. [cena teatral] Ator.

    Bailei na Curva, de Júlio Conte. 1995. [peça teatral] Ator.

    Escola de Mulheres, de Molière. 1994. [peça teatral] Ator.

    O Namorador, de Martins Pena. 1994. [cena teatral] Ator.

    Aqui na Terra como no Céu, de Peraldo Gonçalves. 1993. [peça teatral] Ator.

    O Reizinho Mandão, de Ruth Rocha. 1992. [peça teatro de bonecos] manipulação.

    Bumbá Meu Boi, de Nanete Azevedo. 1991. Teatral. [peça teatro de bonecos] manipulação.

    A Arca de Noé, de Maria Caclara Machado. 1990. [peça teatral] Ator.

    A Bruxinha que Voltou, de Fernando Bueno Catelan. 1990. peça teatro de bonecos] Dramaturgia e Manipulação.

    O Papel Roxo da Maça, de Marcos Bagno. 1990. [peça teatral] Ator.