por Dra. Juma Pariri

Resumo:
Embora a Lei 11645/2008, que trata da obrigatoriedade do Ensino de Culturas Indígenas e Afro-brasileiras tenha sido promulgada há mais de 15 anos, sua aplicação tem enfrentado inúmeras barreiras e dificuldades, e segue sendo insuficiente no âmbito educacional em nível nacional. O pesquisador Casé Angatú Xukurú Tupinambá, há vários anos enfatiza que um dos maiores problemas para aplicação da lei é o fato das universidades, responsáveis pela formação de professores da educação básica, raramente integrarem em suas grades curriculares, suas práticas-pensamentos e vídeo-bibliografias de seus cursos o estudo e o ensino dessas culturas.
Este projeto de pesquisa visa atuar nessa “lacuna” pedagógica propondo pensamentos-práticas que aliem a formação da/o/e artista cênico e a formação da/o/e professores em artes cênicas com assuntos/práticas/metodologias deduzidas de algumas culturas indígenas. Por meio da interação entre os cultivos do corpo da/o/e artista cênico e as práticas de nutrição aprendidas com povos indígenas, buscamos semear e germinar outras formas de expressões criativas nas artes da cena e nas práticas pedagógicas em artes cênicas.
Além disso, essa pesquisa visa conectar artes cênicas e relação com o chamado “meio ambiente” a partir de relações aprendidas nas comunidades indígenas, visando justiça ambiental contra o ecocídio e etnocídio vigente, assuntos esses que deveriam ser considerados emergenciais em qualquer âmbito acadêmico uma vez que tratam de questões relativas à manutenção da própria vida humana nesta Terra.
Outro elemento importante é que esta pesquisa está sendo proposta por uma artista-provocadora indígena, com vínculos comunitários com o povo kariri (que habita diferentes territórios do cariri cearense) e que também tem outros vínculos com outres artistas, pessoas e comunidades indígenas, com quem tem aprendido acerca dos temas/práticas que essa pesquisa visa abarcar.
Palavras-chave: Lei 11645/2008; cultivo do corpo cênico; pedagogia do teatro; cosmologias indígenas; justiça ambiental; nutrição.