
A Revista Rebento, periódico vinculado ao DACEFC e ao PPGA-IA/Unesp, está com chamada aberta para sua 21ª edição, intitulada “Heranças e resistências anticoloniais no Cone Sul: propostas e percalços em torno do Ensino e da Pesquisa em e com as Artes”. Com organização do Grupo de Pesquisa Performatividades e Pedagogias, a edição promete ser um espaço de reflexão crítica e propositiva sobre as heranças coloniais e as práticas de resistência no campo das artes e da educação.
O número 21 visa mapear e ampliar os debates em torno dos termos descolonial, decolonial, anticolonial, contra-colonial e não colonial no ensino das artes. Para isso, a revista convida contribuições que se organizem em três núcleos temáticos: Práticas de enfrentamento à herança colonial: experiências no ensino que utilizam as artes como ferramenta para a construção de saberes e a desconstrução de estruturas opressoras. Violências sofridas por docentes, artistas e estudantes: análises sobre a manutenção dos sistemas de poder colonialistas no século XXI e seus impactos no campo educacional e artístico. Propostas de resistência contra-colonial: diálogos com movimentos sociais e estratégias de enfrentamento às opressões, promovendo práticas pedagógicas e artísticas transformadoras.
A chamada é aberta a uma variedade de formatos, incluindo artigos, resenhas, cadernos de artista, relatos de experiência, traduções, glossários, podcasts e ensaios visuais. A diversidade de contribuições busca ampliar as vozes e perspectivas que compõem esse debate urgente e necessário.
As submissões podem ser enviadas até 1º de março de 2025, com previsão de publicação no período de junho-julho de 2025. Para mais informações sobre as diretrizes de submissão e o processo editorial, acesse o site da revista: Revista Rebento.
Esta edição da Revista Rebento se coloca como um convite à reflexão e à ação, reunindo pesquisadores, artistas, educadores e ativistas em torno de um tema central para a transformação das práticas artísticas e educacionais no Cone Sul. Participe e contribua para essa importante discussão!